Histórico
O ano de 1808 marcou a história do Brasil com a lei do imperador Dom João VI, permitindo a concessão de terras incultas também a pessoas de outras nacionalidades que se dedicassem à atividade agrícola e ao povoamento, até então restritas aos portugueses. Com isso, criou-se um processo intenso de imigração de europeus para o Brasil, principalmente alemães e italianos.
Uma das primeiras preocupações dos imigrantes ao chegarem à colônia foi a educação de seus filhos, pois a instrução no Brasil ainda era precária. Acostumados a um padrão de qualidade diferenciado, os alemães se mobilizaram para resolver o problema. Na falta de uma rede escolar pública brasileira, começaram a fundar pequenos núcleos educacionais, que acabaram resultando nas mais exigentes e qualitativas escolas do país. A primeira escola no centro de Pomerode, a Escola da Comunidade Evangélica (“Gemeindeschule”), foi fundada em 1881. Em 1981, exatamente 100 anos após a sua construção, o prédio original da antiga escola, então em mão de particulares, foi demolido.
Em 1910, os evangélicos fundaram a primeira escola normal particular na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), que, depois, foi transferida para a cidade de São Leopoldo. Era característica erguer a igreja e junto dela a escola. O resultado da preocupação dos alemães e de seus descendentes foi tanta que, em 1930, já eram 610 as escolas particulares de origem germânica no estado de Santa Catarina, a maior parte delas mantida ou auxiliada por organizações religiosas e sociais alemãs.
Também em Pomerode, os colonizadores alemães luteranos não fugiram à regra. Foi fundada, no ano de 1931, uma pequena escola comunitária no núcleo pomerano pertencente à cidade de Blumenau (hoje município de Pomerode). A maior parte dos educandários criados foi fechada em 1937, com o surgimento do “Estado Novo”. A Segunda Guerra Mundial também trouxe consequências para o ensino dessas escolas, pois o preconceito cultivado contra os descendentes de alemães ocasionou inúmeras injustiças. Pomerode não escapou dessa perseguição, e a pequena escola comunitária fundada em 1931 foi extinta em 1939 pelo Interventor Nereu Ramos, que a transformou numa escola estadual.
Entretanto, o compromisso com a educação sempre esteve presente na comunidade. Passado o tumulto provocado pelas agitações políticas brasileiras, a normalidade voltou a reinar nos núcleos de colonização germânica. A Igreja, representada pelos seus pastores, motivava as lideranças da comunidade luterana para abrir novamente uma escola.
Em 1954, o Pastor Gustav Schuttkus, que viera da Alemanha em 1946 a serviço da Igreja Luterana, percebendo a falta de uma escola luterana na comunidade, estimulou as senhoras da OASE - Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - a formar um pequeno jardim de infância junto à igreja, recebendo o nome de “Jardim de Infância Belém”.
Também em 1954, chegou a Pomerode o pastor Edgar Liesenberg, blumenauense que se formou pastor em São Leopoldo, tornando-se um batalhador incansável para buscar apoio financeiro para o colégio.
O primeiro grande marco do Colégio é a data de 08 de janeiro de 1957, quando a comunidade obteve autorização oficial para o funcionamento de uma escola, então denominada Escola Evangélica Rio do Testo. A escola funcionou inicialmente em algumas salas do Salão da Comunidade Evangélica Centro, com apenas duas classes: primeiro e o segundo anos primários, os quais totalizavam 31 alunos. A comunidade, orgulhosa da sua conquista, participava ativamente das atividades da escola e logo se formou uma diretoria de membros da comunidade para zelar pelas necessidades da mesma.
O constante progresso de Pomerode fez com que fosse criada uma comissão que deveria estudar a possibilidade de os alunos darem prosseguimento aos seus estudos sem a necessidade de se deslocar a Blumenau. O constante progresso de Pomerode fez com que fosse criada uma comissão que deveria estudar a possibilidade de os alunos darem prosseguimento aos seus estudos sem a necessidade de se deslocar a Blumenau.
A comissão não mediu esforços para a concretização do proposto, e o Pastor Liesenberg foi um batalhador incansável, conseguindo grande parte da verba na Alemanha.
Em 1964, para orgulho dos pomerodenses, foi inaugurado o Ginásio Doutor Blumenau, cujo primeiro diretor foi Wig Gelhardt. Era um grande passo na evolução do ensino das gerações jovens de Pomerode.
Em 1965, com a ajuda da comunidade, foi instalado o Curso Técnico de Contabilidade, oferecendo aos jovens da cidade uma nova oportunidade profissionalizante. Em 1973, o Curso Técnico em Mecânica também foi iniciado, o que demandava a necessidade de providenciar espaço para oportunizar aos alunos as aulas práticas: laboratórios de Biologia, Química, Física e Mecânica.
Mais uma vez, o dinâmico Pastor Liesenberg entrou em ação, conseguindo obter subsídios da Igreja Evangélica da Suécia e dos industriais locais para montar e equipar os necessários laboratórios. Também foi criado, em 1969, o primeiro “Festival de Bandas e Bandinhas”, com o objetivo de arrecadar recursos. O evento tinha apoio do Lions Clube e da Prefeitura Municipal de Pomerode. Graças ao empenho de todos, conseguiu-se ainda a ampliação de mais duas salas.
Em 1973, foi criado o Conjunto Educacional Doutor Blumenau (CEDB), reunindo numa só entidade o Jardim de Infância Belém, a Escola Primária Doutor Blumenau, o Ginásio Doutor Blumenau e o Colégio Comercial Doutor Blumenau, todos sob a responsabilidade do diretor Curt Klemz. Em 1976, a Escola Primária foi transferida para o prédio do Ginásio.
Em 1984, através de um mutirão, a Diretoria Mantenedora esforçou-se para uma construção contígua ao prédio de laboratórios, com uma área destinada para as refeições dos alunos no piso térreo. No piso superior, foi organizada uma área para a biblioteca denominada Rodolpho Pedro Schmidt. Em 1994, foi concretizado o sonho de um Ginásio de Esportes e, em 1996, foram construídas mais três salas de aula. Essas obras foram fundamentais para o desenvolvimento do Colégio, pois até 1988 a Educação Infantil ainda funcionava no espaço da antiga escola primária. Além disso, o ginásio de esportes era há tempos uma reivindicação para prática desportiva.
Com a nova LDB/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira), a educação passou por transformações, consequentemente os cursos profissionalizantes passaram a não ter mais tanta procura. Com isso, a última turma dos cursos profissionalizantes do Colégio Doutor Blumenau formou-se em 1996. Essa demanda, no entanto, já fora suprida com a criação, em 1993, do curso de Educação Geral (Científico), hoje denominado Ensino Médio.
No ano de 2007, completados 50 anos de história e de valiosos serviços prestados no campo educacional para a cidade de Pomerode e região, a escola viveu uma nova transformação: o educandário passou a se chamar Colégio Sinodal Doutor Blumenau. A motivação para a alteração do nome deu-se por diversos fatores, entre eles destacamos o desejo de inserir a marca da Rede Sinodal, além da preocupação com o nome que anteriormente remetia muito ao município vizinho de Blumenau.
O Colégio é mantido pela Associação Hospitalar e Educacional de Pomerode – que é integrada pelas comunidades associadas à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) – e, atualmente, sua direção está sob a responsabilidade da professora Karin Raduenz Hoeft.
Qual personagem de um livro, diretorias, alunos, pais, professores, funcionários, zeladores, merendeiras, diretores, construíram a história da escola, cada um com o seu jeito especial contribuiu e deixou a sua marca. Todos os envolvidos são gratos por essa história, e a gratidão é rendida a Deus, que sempre esteve presente nesta caminhada. Que o Senhor permita que o Colégio Sinodal Doutor Blumenau seja hoje, e também no futuro, uma luz a indicar a todos o caminho da fé, da esperança e, sobretudo, do amor.
Filosofia Educacional
- O ser humano foi criado por Deus, à Sua imagem e semelhança, para viver em comunhão com Ele e uns com os outros neste mundo;
- O mundo foi criado por Deus e Lhe pertence;
- O ser humano afastou-se do Deus-Criador cultivando valores que não condizem com a missão de “administrar” a boa obra de Deus no seu mais amplo sentido, na relação homem/natureza, criatura/criador;
- Deus tornou-se homem, em Jesus Cristo, e possibilita a reconciliação com Ele. Essa reconciliação vale para todos e em todos os tempos, até que Deus erga, em definitivo, o Seu Reino;
- O ser humano reconciliado com Deus torna-se nova criatura e, conduzido pelo Espírito Santo, utiliza suas potencialidades possibilitando um novo relacionamento com o próximo e toda a criação.
Objetivos do Colégio
Símbolo do Colégio
O Colégio Sinodal Doutor Blumenau é uma escola confessional e tem como símbolo um barco, que foi criado pelo Pastor Jorge T. Dieterich na década de 1980. O barco, dotado de uma vela navegando sobre as ondas é um símbolo cristão.
O barco é a Igreja de Jesus Cristo, que navega pelo mar deste mundo até chegar ao seu destino: a eternidade, o Reino de Deus. Nesta trajetória, pode ser açoitado pelos ventos, tempestades e vagalhões, correndo o risco de afundar. Confia, porém, na destreza, na condução do seu timoneiro Jesus Cristo. Às vezes, a calmaria não infla a vela, e a Igreja parece inerte, quase morta, sem utilidade. Por isso, a Igreja precisa implorar pelo vento do Espírito Santo, que a coloca novamente em movimento. O barco também é frágil, pequeno. Dentro dele, o pouco espaço pode suscitar atritos entre os tripulantes. Isto, porém, é perigoso. Para o bem de todos que nele se abrigam, importa que cada qual faça a sua parte, aceite os diferentes dons e concorde em viver em comunhão. Acima de tudo, porém, que se submeta à orientação do comandante, a Palavra de Deus.
A vela, em azul, representa o P que no grego significa a letra R. O mastro e a vela representam o Monograma de Cristo. Estas letras XP (Chr) são as primeiras letras do título que Jesus recebe, Cristo. A vela soprada pelo vento põe o barco em movimento. O vento representado na vela insuflada simboliza também o Espírito Santo. Ele é quem sopra sobre a Igreja, e sobre nós consequentemente, os seus dons para que o Evangelho seja pregado em todo o mundo.
O mastro, em preto, representa o X que no grego significa as letras Ch. Está representado no barco como a cruz de Cristo. Esta cruz sustenta a vela que dinamiza o barco. Mas a cruz também tem a simbologia do firmamento do amor. O braço da cruz na vertical nos fala do amor de Deus em favor dos homens. Do transcendente que se une ao imanente. Deus com os homens. O braço da cruz na horizontal nos fala do amor ao próximo. Da comunhão de uns com outros. Na cruz Jesus deu a sua vida em favor de nós pessoas pecadoras para que perdoados vivamos o amor a partir de Deus em favor do próximo.
A Igreja é identificada com um barco, no alto mar. O barco tem a finalidade de avançar sobre as águas. Deve estar a caminho para preencher a sua finalidade. Afinal, de que adianta um barco parado?
As águas formam o mar, que é o caminho por onde a Igreja percorre o mundo. Neste mundo existe toda a sorte de ondas, dificuldades e perigos e a Igreja precisa estar preparada para enfrentá-las. Assim como o barco está sempre em movimento, o Colégio Doutor também busca novos desafios e enfrentou dificuldades ao longo da sua história.
Rede Sinodal de Educação
Em 1986 a professora Margrit P. Schmidt assumiu a direção do Colégio, sendo que uma das suas primeiras ações foi a filiação ao departamento de educação da IECLB, atualmente denominado Rede Sinodal de Educação. A filiação proporcionou diversas melhorias, pois o corpo docente e a direção passaram a receber orientação específica para a otimização dos processos da escola, através de treinamentos e reuniões com diretores e professores de outras instituições.
A Rede Sinodal de Educação agrega aproximadamente 50 escolas luteranas, sendo que o maior número delas encontra-se no estado do Rio Grande do Sul.
A logomarca da Rede Sinodal de Educação tem o seguinte significado:
O globo simboliza o mundo, o conjunto de conhecimentos e a dimensão que deve ser atingida com horizontes abertos, sempre atualizada, acompanho a evolução.
No globo rosas estilizadas de Lutero. Este elemento identifica a relação da entidade com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O uso de várias rosas de Lutero que envolvem o globo, representa a união de todas as escolas que formam a Rede.
O “S”, representado de forma estilizada, é a letra inicial da palavra-chave da logomarca (SINODAL). Ele também representa um CAMINHO a seguir, que passa por toda a Rede e por fim ganha o universo, unificando todas as escolas em prol de um único objetivo: a educação.
A representação “REDE SINODAL” identifica a Rede Sinodal de Educação. Já a sigla “IECLB” representa a base da Rede que é a IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL.
Equipe Gestora
- Presidente: Lothar Hansen
- Vice-presidente: Nelson Hein
- Tesoureiro: Rolf Goede
- Vice-Tesoureiro: Wilfrid Just
- Secretária: Selly E. Krueger Censi
- Vice-secretário: Rafael Jandre
- Pastor da Comunidade escolar: Adelsir Sturzbecher
- Presidente: Sérgio Luís Censi
Vice-presidente: Ivair Klotz - Tesoureiro: Fabiano André Dahlke
Vice-Tesoureiro: Germano Schroeder - Secretário: Marcos Ricardo Jenichen
Vice-secretária: Vivien Vanessa Volkmann
- Diretor Geral: Karin Raduenz Hoeft
- Coordenação Educação Infantil (Nível 1, Nível 2 e Nível 3) e Período Integral: Lelaine Batista Spranger
- Coordenação Pré I, Pré II e Ensino Fundamental 1: Joice Panoch
- Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio: John Eder Casa
- Orientação Educacional: Patricia Cristina Pavão
- Pastor Escolar: Adelsir Sturzbecher
- Contabilidade: Sérgio Carlos Hornburg
- Financeiro: Douglas Juliano Schlüter
- Recursos Humanos: Rosineide Tatiana Frahm
- Secretária Acadêmica: Jane Borchardt
- Presidente: Marcos Ricardo Jenichen
- Vice-presidente: João Ricardo Roeder
- Tesoureira: Alessandra Zinke Strutz
- Vice-Tesoureiro: Ivan Kamke
- Secretário: Jorge Alfredo Hoge
- Vice-secretária: Larissa Starke
- Professora Representante: Joice Panoch
- Colaborador Representante: Douglas Juliano Schlüter
Grade curricular
- Ensino Fundamental 1
- Período: Matutino e Vespertino
- Número de Dias Letivos Semanais: 05
- Número de Semanas Letivas: 41
- Duração de horas/aulas: 45 minutos
- Carga Horária Mínima Anual para os alunos: 800 horas
- Número de dias de efetivo trabalho escolar: 203
|
Disciplinas |
Séries |
||||
1º |
2º |
3º |
4º |
5º |
||
Linguagens
|
Língua Portuguesa |
5 |
6 |
6 |
6 |
6 |
Língua Estrangeira: Alemão |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
|
Língua Estrangeira: Inglês |
2 |
2 |
2 |
2 |
2 |
|
Educação Física |
3 |
3 |
3 |
3 |
3 |
|
Artes |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
|
Matemática |
Matemática |
5 |
6 |
6 |
5 |
5 |
Ciências da natureza |
Ciências |
2 |
3 |
3 |
3 |
3 |
Ciências humanas |
Geografia/História |
2 |
3 |
3 |
2(Geo) 2(His) |
2(Geo) 2(His) |
Ensino Religioso |
Ensino Religioso |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
|
Música |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
Robótica |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
|
LIV (Lab.Intelig. Vida) |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
|
Totais Semanais |
30 |
30 |
30 |
30 |
30 |
Observação: no 1º ano temos ainda duas aulas de parque, uma de informática e uma de biblioteca.
- Ensino Fundamental 2
- Período: Matutino e Vespertino
- Número de Dias Letivos Semanais: 05
- Número de Semanas Letivas: 41
- Duração de horas/aulas: 45 minutos
- Carga Horária Mínima Anual para os alunos: 800 horas
- Número de dias de efetivo trabalho escolar: 202
|
Disciplinas |
Séries |
|
||||||
6º |
7º |
8º |
9º |
|
|||||
Base Comum |
Língua Portuguesa |
6 |
6 |
5 |
5 |
|
|||
Matemática |
6 |
6 |
6 |
6 |
|
||||
História |
2 |
2 |
2 |
2 |
|
||||
Geografia |
2 |
2 |
2 |
2 |
|
||||
Ciências |
3 |
3 |
2 (Bio) 2 (Fís) |
2 (Qui) 2 (Fís) |
|
||||
Educação Física |
2 |
2 |
2 |
2 |
|
||||
Parte Diversificada |
Artes |
1 |
1 |
1 |
1 |
|
|||
Língua Estrangeira: Alemão |
3 |
3 |
3 |
3 |
|
||||
Língua Estrangeira Inglês |
3 |
3 |
3 |
3 |
|
||||
Ensino Religioso |
1 |
1 |
1 |
1 |
|
||||
Robótica |
1 |
1 |
1 |
1 |
|
||||
LIV (Lab.Intelig. Vida) |
1 |
1 |
1 |
1 |
1 |
||||
Totais Semanais |
31 |
31 |
31 |
31 |
|
|
|||
*Nas quartas-feiras acontece o Culto das 9:45 às 10:30;
*Além das 3 aulas da grade, mais 2 aulas do Alemão (projeto) são ministradas no turno vespertino;
*Os alunos têm 1 aula de Reforço de Língua Portuguesa e de Matemática semanalmente no turno vespertino;
- Ensino Médio
- Período: Matutino e Vespertino
- Número de Dias Letivos Semanais: 05
- Número de Semanas Letivas: 41
- Duração de horas/aulas: 45 minutos
- Número de dias de efetivo trabalho escolar: 202
|
Disciplinas |
Nº Aulas Semanais |
Totais Horas/Aula |
||
1º série |
2º série |
3º série |
|||
Linguagem Códigos e suas Tecnologias |
Português |
4 |
4 |
4 |
492 |
Produção Textual e Oratória |
2 |
2 |
2 |
246 |
|
Artes |
1 |
1 |
1 |
123 |
|
Educação Física |
2 |
2 |
2 |
246 |
|
Língua Alemão |
2 |
2 |
2 |
246 |
|
Língua Inglesa |
2 |
2 |
2 |
246 |
|
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias |
Matemática |
5 |
5 |
5 |
615 |
Física |
4 |
4 |
4 |
492 |
|
Química |
4 |
4 |
4 |
492 |
|
Biologia |
4 |
4 |
4 |
492 |
|
Ciências Humanas e suas Tecnologias |
História |
3 |
3 |
3 |
369 |
Geografia |
3 |
3 |
3 |
369 |
|
Filosofia |
1 |
1 |
1 |
123 |
|
Sociologia |
1 |
1 |
1 |
123 |
|
LIV (Laboratório Inteligência de Vida) |
1 |
1 |
1 |
123 |
|
Total (Final) |
39 |
39 |
39 |
4.797 |
*Na disciplina da Língua Alemã as turmas foram divididas em níveis: A, B, C e D.
*O culto acontece nas sextas feiras, das 9:45 às 10:30
*Para o 3º ano, em OPV, será ministrado o projeto “OAB vai à Escola” com carga horária de aproximadamente 12 aulas distribuídas ao longo do 1º semestre.
Espaço Físico